Benzema recebe cruzamento dentro da área, a bola pinga, ele dá uma chicotada de canhota, a bola bate na trave direita e voa sobre a linha em direção à trave esquerda, bate no goleiro hondurenho que está no chão e entra. Entra? Graças a tecnologia do chip na bola, sim. Pelas imagens da TV ficou difícil definir se a pelota ultrapassou ou não a linha fatal. O relógio do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apontou: GOL. É a tecnologia ajudando a acabar com uma das injustiças do futebol.
Ah, se fosse o Castanheira...
Rodrigo Castanheira é AAA - isto é tamanho de pilha? - não, significa Árbitro Assistente Adicional, aquele
"bandeirinha" que fica na linha de fundo, ao lado do gol. Utilizado como teste em campeonatos no Brasil, uma de suas funções é avisar ao árbitro se a bola entrou ou não na meta. Castanheira trabalhou na partida entre Vasco e Flamengo, pelo Cariocão de 2014, justamente em um lance onde os olhos decidiam o que a tecnologia decidiu hoje. Só que o AAA não viu a bola da falta cobrada por Douglas, do Vasco, bater 33 cm dentro do gol. Olhe onde ele está posicionado na foto ao lado. Se não viu esse, imagine no lance do segundo gol francês contra Honduras.
Em outras Copas também houveram lances de dúvidas se a bola entrou ou não. Curiosamente os mais famosos aconteceram na mesma partida, mas em Copas diferentes: Inglaterra x Alemanha. Em 1966, os ingleses venceram a final do Mundial jogando em casa contra os germânicos com um gol polêmico. A dúvida persiste até hoje, não há conclusão se a bola ultrapassou a linha de gol. Já em 2010, os alemães deram o "troco": o chute do inglês Lampard tocou o travessão e bateu muuuito dentro do gol. O árbitro uruguaio Jorge Larrionda "Castanheira" não viu e prejudicou os ingleses, que foram eliminados da competição. Uma no cravo e outra na ferradura, mas nessa os britânicos se deram melhor porque foram campeões em 66.
Que a tecnologia venha para ficar. A FIFA cisma que ela não pode ser aplicada em todos os campos pelo alto valor. Que o futebol deve ser igual para todos. Balela! O tênis, o vôlei, o rugby, o futebol americano usam tecnologia onde ela pode ser aplicada. E a justiça é feita. Alguns senhores da FIFA devem ser parentes do Castanheira.
30/07/66: Final da Copa do Mundo - Estádio Wembley - Inglaterra 4 x 2 Alemanha
A bola entrou?
A bola entrou?
27/06/10: Copa do Mundo - 8ª de-final Estádio Bloemfontein - Alemanha 4 x 1 Inglaterra
A bola entrou
A bola entrou
Nenhum comentário:
Postar um comentário