"La Roja" original? Como assim? Eu explico: este é o apelido da seleção chilena de futebol desde a década de 40. Em 2004, a seleção espanhola, que era conhecida por "Fúria", resolve trocar de apelido a pedido do então treinador, Luiz Aragonés, com a justificativa de que a alcunha não fazia jus ao estilo técnico que estava implementando. Por coincidência, após esta troca, começou o maior período de conquistas da seleção espanhola: os títulos europeus de 2008 e 2012, além de sua primeira Copa do Mundo, em 2010.
Incomodados com o "roubo" do apelido, uma TV chilena criou um vídeo propondo um desafio: Quem vencer o jogo do Maracanã ficaria com o nome de "La Roja" sozinho. Veja o vídeo AQUI
Acredito que os espanhois não estavam nem aí para o desafio. Os sul-americanos são mais passionais, se apegam a estes ingredientes que fazem o futebol ficar mais gostoso. Além de vencerem, eliminarem os atuais campeões do mundo e classificarem-se para as oitavas-de-final, havia a motivação por esta briga pelo apelido.
O Chile jogou muito! O técnico Jorge Sampaoli modificou o esquema tático sacando Valdívia e colocando o zagueiro Silva. Os três zagueiros deram sustentação à defesa, consistência ao meio de campo, melhorando a marcação do toque de bola espanhol. Além de marcar melhor, a intenção era roubar bolas e contra-atacar com os rápidos Aránguiz, Sánchez e Vargas. Deu certo! Vitória categórica da verdadeira "La Roja!".
Por outro lado, a Espanha protagonizou o maior fiasco de um campeão do mundo na história: a eliminação na segunda rodada da competição. Outros campeões foram eliminados na primeira fase: Itália (1950 e 2010), Brasil (1966) e França (2002), mas estes ainda possuíam chances de classificação na partida seguinte. Será o fim de uma era? Do "Tiki Taka"? Do futebol de toque envolvente? O jogo dos espanhois têm tudo isso, mas falta-lhes objetividade. Talvez a pancada os faça descer do pedestal e rever o conceito. O futebol só tem a ganhar.
FICHA TÉCNICA
ESPANHA 0x2 CHILE - JOGO 19
ESPANHA 0x2 CHILE - JOGO 19
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 18 de junho de 2014, quarta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro : Mark Geiger-EUA
Assistentes: Mark Hurd-EUA e Joe Fletcher-CAN
Cartões amarelos: Xabi Alonso (Espanha); Vidal e Mena (Chile)
Data: 18 de junho de 2014, quarta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Assistentes: Mark Hurd-EUA e Joe Fletcher-CAN
Cartões amarelos: Xabi Alonso (Espanha); Vidal e Mena (Chile)
GOLS:
CHILE: Vargas, aos 20’ do 1T, e Aránguiz, aos 43’ do 1T
CHILE: Vargas, aos 20’ do 1T, e Aránguiz, aos 43’ do 1T
ESPANHA: Casillas; Azpilicueta, Sergio Ramos, Javi Martínez e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso (Koke), Iniesta, David Silva e Pedro (Cazorla); Diego Costa (Fernando Torres)
Técnico: Vicente Del Bosque
Técnico: Vicente Del Bosque
CHILE: Bravo; Medel, Silva e Jara; Isla, Diaz, Vidal (Carmona), Aránguiz (Gutierrez) e Mena; Vargas (Valdivia) e Alexis Sánchez
Técnico: Jorge Sampaoli
Nenhum comentário:
Postar um comentário