terça-feira, 10 de junho de 2014

Onde está a magia?


Onde está a magia? Menos de dois dias para o início da Copa... vejo poucas bandeiras e ruas enfeitadas e não é por descrédito à seleção, talvez seja pelo País. 

Vai ter Copa, sim. Aqui no Rio de Janeiro, sede de sete jogos do Mundial, incluindo a final, a proximidade da competição ainda não esquentou a galera. A foto acima mostra a Rua Ronald de Carvalho, em Copacabana, com enfeites mixurucas, bandeirolas que servem tanto para a Copa do Mundo como para as festas juninas. Esperava mais calor, ruas bem coloridas na pulsante Cidade Maravilhosa. Ainda não está assim.

Copacabana é o bairro com o maior número de idosos do Brasil, segundo o Censo de 2011. Cerca de 44 mil pessoas acima dos 60 anos residem nele. Isto dá quase 1/3 dos moradores do bairro. Será que os "velhinhos" estão com preguiça de enfeitar as ruas ou a situação do País os desanima? Vou investigar!

Dando um rolê pelo calçadão da orla de Copa, percebi que os estrangeiros estão bem mais entusiasmados com o Mundial do que nós. Vi muitos argentinos, chilenos, mexicanos e colombianos. Poucos europeus, talvez pelo primeiro jogo no Maraca ser entre nossos hermanos e a Bósnia que, apesar de europeia, parece não ter representantes de sua torcida no Rio ou estão escondidos. Se eu encontrar um bósnio, juro que tentarei comunicar-me com o cidadão. 

Quando eu era criança e nos bons tempos de adolescência, a expectativa com a chegada da Copa era grande. Ainda mais para um apaixonado pelo futebol. Havia a magia! Agora a disputa será aqui, em nossa casa, e o entusiasmo não parece o mesmo. Talvez por conta de ver tanta roubalheira (esperada) e a certeza de que passaremos vergonha com despreparos e falta de infra-estrutura em alguns locais. Isto desanima.

Mas o futebol será manchete por um mês. Apesar disto tudo, eu "gostcho!" Creio que nós acordaremos se houver uma vitória sobre a Croácia. Então a Copa pegará no breu, assim como foi na Copa das Confederações, em 2013. Quinta-feira irei até a Fan Fest da FIFA assistir Brasil x Croácia. Com o triunfo, quem sabe a galera pegue fogo e, como a Fênix, a magia surgirá das cinzas verde-amarelas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário