sexta-feira, 4 de julho de 2014

Quarta de final 2 - Brasil x Colômbia

Ufa! Passamos! E, pela primeira vez, temos uma dupla de zaga protagonista na Copa ao invés de uma dupla de ataque. Thiago Silva e David Luiz são as estrelas. Neymar, quando brilha, está só. Em nossos cinco títulos, as defesas adversárias preocupavam-se com Garrincha, Vavá, Pelé, Amarildo, Zagallo, Jairzinho, Rivellino, Bebeto, Romário, Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo. Hoje, os dois zagueiros dão segurança e ainda fazem gols. Thiago recebeu o segundo cartão amarelo e está fora da semifinal contra a Alemanha. Dante deverá substituí-lo. 

Tava na cara que a Colômbia não aguentaria. A camisa canarinho tem peso. O Brasil, jogando em casa, nunca perdeu para "Los Cafeteros".  Não seria logo agora, em uma Copa, que isso aconteceria. O jogo foi absolutamente controlado pela seleção brasileira. O gol de Thiago Silva, logo aos sete minutos, deu tranquilidade. Júlio Cesar não viu a cor da bola na primeira etapa, mas faltava "matar" o jogo para não corrermos riscos. Fizemos nosso melhor jogo neste primeiro tempo no sentido coletivo e postura defensiva. Porém, mais uma vez o ataque e o meio de campo não funcionaram. Fred só fez parede, Hulk desperdiçava bons lances, mas cobriu bem a lateral esquerda, Oscar fez o mesmo na direita, mas pouco apareceu no ataque. Paulinho foi discreto. Fernandinho foi bem, marcou James Rodriguez e não nos fez sentir falta de Luiz Gustavo e Neymar tentava carregar a bola, mas apanhou muito e saiu contundido nas costas. O jogo teve mais cara de MMA do que futebol. Juizão espanhol foi fraco e não conteve a violência de ambas as equipes.

Quando David Luiz marcou seu golaço de falta, veio o respiro. Ufa! Passamos! Não, pera... Ao invés de segurarmos mais a bola, termos mais tranquilidade, começamos a dar chutões e entregar bolas aos colombianos, que partiram pra cima. Aos 34 minutos, Júlio Cesar cometeu pênalti. Jamez Rodríguez diminuiu e começou o sufoco. Dez minutos de sufoco. O jogo tava na mão. Felipão trancou a equipe com as entradas de Ramires, Hernanes e Henrique nos lugares de Hulk, Paulinho e Neymar. A equipe se estabilizou e conquistou a vitória.

Que venha a Alemanha 
na semifinal! Será a reedição da final de 2002, na qual Felipão era o técnico e fomos Penta! Não temos mais Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo. Nossa "dupla artilheira de zagueiros" estará desfalcada de Thiago Silva. Espero que seja um jogo para meias e atacantes finalmente serem os destaques.  



FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 1 COLÔMBIA - JOGO 57
Local: Castelão, em Fortaleza (CE) 
Data: 4 de julho de 2014, sexta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha) 
Assistentes: Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ambos da Espanha)
Cartões amarelos: Thiago Silva e Júlio César (Brasil); James Rodríguez e Yepes (Colômbia)
Gols:
BRASIL: Thiago Silva, aos seis minutos do primeiro tempo; David Luiz, aos 23 minutos do segundo tempo
COLÔMBIA: James Rodríguez (pênalti), aos 34 minutos do segundo tempo
BRASIL: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho e Paulinho (Hernanes); Hulk (Ramires), Oscar e Neymar (Henrique); Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari
COLÔMBIA: Ospina; Zuñiga, Cristian Zapata, Yepes e Armero; Guarín, Carlos Sánchez, Cuadrado (Quintero) e Ibarbo (Adrián Ramos); James Rodríguez e Téo Gutierrez (Bacca)
Técnico: José Pekerman

Nenhum comentário:

Postar um comentário